domingo, 13 de fevereiro de 2011

A SOCIEDADE ORÒ

A SOCIEDADE ORÒ é considerada entre os yorubas a mais poderosa. Entre os OYO e os EGBA (capital Abeokuta) seu poder político supera as exigências religiosas. ORÒ possui o direito de vigiar se os governantes respeitam os preceitos morais divinos. Em suas mãos está  a salvaguarda da ordem tradicional, o conhecimento e cuidado dos mitos, o folclore e a historia. Seu saber encerra a sabedoria da sociedade. ORÒ antes do período colonial tinha o direito de condenar a morte em tribunais secretos e justiçar os condenados. Não obstante ORÒ desempenha também outras funções sociais. Os membros de sua sociedade se preocupam em enterrar adequadamente os mortos e conseguir que suas almas cheguem com segurança ao reino dos defuntos; e dá também sepultura à aquelas pessoas que tenham tido uma má morte, por exemplo na assassinados ou por acidente.
ORÒ está basicamente a serviço dos espíritos dos mortos e por isso só aparecem de noite. Seu emblema é um pedaço plano de ferro ou madeira (sobre tudo de madeira de ÓBÓ ou KAM, que as bruxas (AJE) não podem ver nem farejar, presa a um cabo com corda, o que a converte em uma madeira que zumbi(emitindo um som todo particular ao ser manuseada). Cada SOCIEDADE dispõe normalmente de dois tipos destes utensílios. Um é pequeno e se conhece com o nome de ISE (moléstia) e o tom estridente que produz, se conhece como EJA ORO ( Peixe de Orò). O outro provem dos madeiros grandes chamados AGBE (espada) e emite um tom surdo que é considerado como a mesma voz de ORÒ, este som anuncia que a morte está ameaçando alguém.  ORÒ reproduz a voz dos mortos e por isso se diz que são eles os chamam. Antigamente aviam sete dias do ano, (as vezes eram nove) dedicados a adoração de ORÒ sempre em época de lua nova. Os adeptos da sociedade(entre os ABEOKUTA),costumavam levar máscaras de madeira, porém estas não chegam a cobrir todo o rosto da pessoa. Òró, divindade que reside na profundeza dos bosques, também denominado deidade do mistério, do awo (segredo), do retiro ou ainda, do encanto.  O nome que atribuem os Sacerdotes de Ifá a deidade Òró são: Òró Eku, Eminale ou ainda Òrìsà Orifin.  Seu Odu Isalayé, ou seja aquele Odu que o acompanhou do Orun ao Ayie é OwarinSá. Sua morada era no local denominado Orifin quando veio morar no Ayie, más pouco tempo depois foi condenado por Obatala a viver eternamente nas profundezas de Igbo(Floresta), o que hoje conhecemos como Igbo Òró ou Floresta de Òró.

Nenhum comentário:

Postar um comentário