domingo, 13 de fevereiro de 2011

Medicinas, Magias e Ebós

Medicinas, Magias e Ebós
As magias e medicinas africanas somente devem ser empregadas pelos babalawos, que com sua sabedoria e responsabilidade em primeiro lugar, fazem uma consulta oracular para avaliar as verdadeiras necessidades dos consulentes.

OÒGÙN – Receitas mágicas de uso medicinal
ÌBÍMO – Receitas mágicas relativas à gravidez e ao nascimento
ÀWÚRE – Receitas mágicas para a prosperidade, trabalho, emprego e sucesso
ÀBÌLÙ – Receitas mágicas de uso maléfico
ÌDÁÀBÒBÒ - Receitas mágicas para proteção contra trabalhos maléficos
Vou abaixo informar algumas das medicinas/magias do culto yoruba, no entanto chamo a atenção para o uso indiscriminado destes preparados e de um comercio negro que infelizmente ocorre por conta de pessoas que apenas querem enriquecer, não observando a fundo o problema da pessoa em questão.
No campo da medicina africana é difícil separar a linha entre o chamado conhecimento cientifico e a pratica “mágica”. Isto se da, pela importância do poder do verbo, a transmissão de conhecimentos entre os sacerdotes mais velhos aos seus aprendizes. Os Ofo são encantações transmitidas oralmente, e isto que é o essencial.
Para a medicina ocidental o conhecimento das propriedades cientifica sejam das plantas, dos elementos, e suas características farmacológicas são o principal. Porem para os povos africanos obter os nomes e propriedades cientificas não é o bastante para conhecer a fundo o seu poder.
Tanto na cultura, como nos ritus africanos, conhecer os nomes das pessoas, dos elementos, plantas e animais, significa que podemos, até certo ponto, controla-las. Conseqüentemente, entre os povos da cultura Yoruba a preparação de remédios e trabalhos mágicos devem ser preparadas tão somente pelos babalawos, através dos Ofo (encantações).

Nenhum comentário:

Postar um comentário