terça-feira, 2 de julho de 2013

Defumação na Umbanda - é preciso preparar!

Olá amigos!


No início  das sessões, a defumação é um ritual imprescindível, que contribui com o bom andamento dos trabalhos que serão realizados a seguir.
Seu preparo é feito utilizando uma mistura de ervas que são queimadas nas brasas do carvão. A fumaça produzida pela queima dessas ervas atua no descarrego do ambiente, dos médiuns e da assistência. 
Em nosso cotidiano, muitas vezes nos deparamos com energias negativas, como a inveja, o ódio, raiva, preocupações, rancores. Essas energias causam um desequilíbrio energético, atingindo diretamente a aura. A defumação tem o poder de desagregar essas cargas astrais. Nela é utilizado os elementos fogo, ar e terra, que atuam para a limpeza espiritual e descarrego.
Também trabalha intervindo no campo mental dos médiuns e da assistência. Seu aroma ajuda na concentração do trabalho, além de contribuir no contato com os guias e protetores. O perfume estimula nossos sentidos, nos ajudando a captar com mais qualidade as energias superiores.
A defumação também pode ser feita em casa ou no trabalho, dependendo, é claro, da orientação do guia espiritual.

Como diz um ponto de defumação "a Umbanda tem fundamento, é preciso preparar", ou seja, antes de qualquer trabalho é preciso preparar o ambiente, os médiuns e tudo que envolve um trabalho espiritual. Tanto a defumação quanto os banhos de descarga, por exemplo, são parte fundamental desse "preparo". Todo trabalho feito com responsabilidade não dispensa esses rituais, fundamentais para o bom andamento dos mesmos.
"Corre ronda, Pai Ogum
filhos quer se defumar
a Umbanda tem fundamento
é preciso preparar
cheira a essência e benjoim
alecrim e alfazema
defumai, filhos de fé
com as ervas da Juremá".

Nenhum comentário:

Postar um comentário