terça-feira, 2 de julho de 2013

Defumação na Umbanda - é preciso preparar!

Olá amigos!


No início  das sessões, a defumação é um ritual imprescindível, que contribui com o bom andamento dos trabalhos que serão realizados a seguir.
Seu preparo é feito utilizando uma mistura de ervas que são queimadas nas brasas do carvão. A fumaça produzida pela queima dessas ervas atua no descarrego do ambiente, dos médiuns e da assistência. 
Em nosso cotidiano, muitas vezes nos deparamos com energias negativas, como a inveja, o ódio, raiva, preocupações, rancores. Essas energias causam um desequilíbrio energético, atingindo diretamente a aura. A defumação tem o poder de desagregar essas cargas astrais. Nela é utilizado os elementos fogo, ar e terra, que atuam para a limpeza espiritual e descarrego.
Também trabalha intervindo no campo mental dos médiuns e da assistência. Seu aroma ajuda na concentração do trabalho, além de contribuir no contato com os guias e protetores. O perfume estimula nossos sentidos, nos ajudando a captar com mais qualidade as energias superiores.
A defumação também pode ser feita em casa ou no trabalho, dependendo, é claro, da orientação do guia espiritual.

Como diz um ponto de defumação "a Umbanda tem fundamento, é preciso preparar", ou seja, antes de qualquer trabalho é preciso preparar o ambiente, os médiuns e tudo que envolve um trabalho espiritual. Tanto a defumação quanto os banhos de descarga, por exemplo, são parte fundamental desse "preparo". Todo trabalho feito com responsabilidade não dispensa esses rituais, fundamentais para o bom andamento dos mesmos.
"Corre ronda, Pai Ogum
filhos quer se defumar
a Umbanda tem fundamento
é preciso preparar
cheira a essência e benjoim
alecrim e alfazema
defumai, filhos de fé
com as ervas da Juremá".

Ervas na Umbanda: Alecrim


Olá amigos!

Vamos falar de mais uma erva utilizada pelos umbandistas em seus rituais: o Alecrim.

Esta é uma erva muito conhecida, usada por grande parte das pessoas como tempero. Porém o Alecrim vai além desse fim. Ele é uma planta medicinal, tendo poder diurético, antioxidante e anti-reumático. É encontrado em diversas pomadas utilizadas contra o reumatismo. Também pode ser usado para combater uma tosse ou enxaqueca.

Como o Alecrim tem um poderoso poder antioxidante, pode ser usada para o tratamento de doenças degenerativas, como Alzeimer. Também serve para a concentração, favorecendo a atividade mental, nervos e stress.

Pode ser consumido como chá, porém não é recomendado para pessoas hipertensas porque pode aumentar a pressão arterial.

                                       CURIOSIDADES  

O Alecrim também é um insecticida natural. Plantado na horta protege as outras plantas. 


Ramos de alecrim frescos, colocados entre as roupas defendem-nas de ataque de traças.


                                            UMBANDA  

Nos rituais de Umbanda, o Alecrim está presente nas defumações por ser uma erva poderosa, que combate as larvas astrais, harmonizando o ambiente.

Nos banhos, o Alecrim atua para a reposição de energia, equilibrando o emocional, além de estimular a atividade mental. É muito utilizado em banhos de crianças, para tirar a agitação e cortar quebranto.

Um abraço e até a próxima!

Ervas na Umbanda: Guiné

 
Olá amigos!
 
Hoje vamos falar de uma planta muito conhecida por nós umbandistas: o Guiné. Esta planta trás em seu nome sua origem africana e a sabedoria da utilização das ervas de nossos ancestrais.
 
Guiné é uma planta poderosa que capta as energias negativas do ambiente e atua transmutando para o positivo, afastando os "maus fluídos". Emite energias positivas, atraindo a alegria e felicidade, proporcionando bem-estar ao ambiente.
 
Esta erva também é utilizada em banhos atuando com muita eficácia no descarrego. Sua utilização é muito comum em defumações, limpando o ambiente através da fumaça provocada pela sua queima.
 
Nesta erva também encontramos propriedades medicinais. O Guiné, fervido em água, é utilizado para tratar o reumatismo, tendo poderes analgésicos. Sua utilização sempre é externa, não podendo ser ingerida pois é abortiva e pode intoxicar.